19/04/2010

O que é ser rondonista?*


Imagino que todos se perguntaram durante toda a viagem o que é o Rondon. Por que nós estamos reunidos, numa comunidade tão istante da nossa, com pessoas diferentes de nós... Bom... Nós, equipe de Paraúna, não sabemos a resposta exata para essas perguntas, mas sentimos que tudo se transformou durante essa experiência tão maravilhosa.


Durante todo o percurso da viagem transpusemos barreiras... Abrimos mão de manias, superamos medos, dividimos o que outrora nos era indivisível.


A realidade nua e crua da vida de outras pessoas abriu a nossa mente para além das nossas próprias vontades e nos permitiu ver que não estamos aqui apenas para seguir caminhos individualizados, tão somente para formar multiplicadores. A bem da verdade, se surgirem multiplicadores será mérito único e exclusivamente dos moradores da comunidade.


Estamos aqui porque somos o futuro. Somos os próximos a fazer leis... A gerir a economia, a saúde, a educação... A escrever as notícias dos jornais, a direcionar as relações externas brasileira, a dirigir as políticas de proteção ambiental, a gerenciar indústrias, desenvolver as pesquisas tecnológicas... Enfim, somos os próximos a presidir este país.

E como faremos tudo isso se não conhecermos a fundo a realidade e os anseios do povo brasileiro?



É óbvio que com essa experiência não conhecemos a maior de todas as necessidades desse povo tão imenso e diversificado. Entretanto, podemos afirmar uma coisa, nada é como nós imaginávamos. A noção de realidade mudou, expandiu um pouquinho mais e certamente nos tornamos mais do que rondonistas, mais do que formadores de multiplicadores, mais do que humanos sensíveis... Nos fundimos ao nosso povo e nos tornamos realmente BRASILEIROS!


Este RONDON já está acabando. Estamos voltando para a correria do dia-a-dia, junto com nossos familiares e amigos. Mas certamente valeu muito cada segundo dessas duas semanas em PARAÚNA.


Todos os abraços, olhares e palavras que recebemos, as novas amizades que firmamos, a dedicação e o companheirismo do nosso querido anjo Neves... Verdadeiro instrumento de Deus, um ser humano exemplar e inesquecível... Tudo irá nos acompanhar eternamente.


E sem dúvida, quando formos os líderes deste país não tomaremos as decisões pensando apenas em nossa individualidade, mas também e principalmente naqueles que nos ensinaram muito mais do que aprenderam.


É com imenso carinho que nós do IMESA e da UNB agradecemos... Muito obrigado Rondon! Muito obrigado Paraúna! Obrigado, muito obrigado, Neves!

*Este texto foi escrito pela equipe de rondonistas que atuou em Paraúna- GO. O grupo foi composto por professores e alunos do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (Ébano, Osmar, Anderson, Jaqueline, Heloísa, Izaura, Celso e Guilherme) e da Universidade de Brasília (Regina, Éric, Mainnã, Felipe, Rafael, Marina e Aline) e foi citado como exemplo pelo General responsável.

2 comentários:

  1. Paraunaêêêêêêêêêêê!!!!!!!!!

    Saudaaaaaaaaaaadessss!!!!

    Como vc está?
    Beijoooosss!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mainã, estou bem!! Surpresa boa você por aqui!

    Paraunaêêêêêêêê!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir