
Por Jaqueline Bueno
Inspire e respire... ar um pouco mais puro e limpo.
Como é bom rir bastante e depois de cansado encher os pulmões de ar, soltar e voltar a rir novamente, sem nenhuma interferência.
É maravilhoso sentar com os amigos num barzinho e bater papo sem precisar ficar se abanando para que a fumaça vinda do outro lado não entre pelas suas narinas e percorra seu corpo causando mal estar.
A fumacinha saída dos canudos recheados de nicotina pode ser um alívio para aqueles que precisam relaxar, ou para quem troca um alimento calórico, mas se você não tem o hábito – vício – é praticamente uma sentença de morte.
Nos anos de 1960, as pessoas fumavam por modismo, por um ideal de liberdade. Hoje, 2009, ser livre é conseguir sentar embaixo de uma árvore, passar horas lendo o livro preferido, assistir ao filme que esperou ansiosamente porque a sinopse fez dele a melhor história até o momento.
Tenho muitos amigos fumantes, mas todos eles já sabem que ao me visitarem só poderão acender um cigarrinho e dar um ‘trago’ lá no quintal, longe de todo mundo. Dentro do carro, nem pensar. Afinal, temos que compartilhar com as pessoas apenas coisas boas e que dão prazer tanto para um como para o outro.
A restrição ao fumo determinada pela nova lei estadual nº 13.541 que entrará em vigor no dia 7 de agosto é mais uma conquista em defesa da saúde pública. Que me desculpem os fumantes, mas ficar em um ambiente sem nenhum resquício do cigarro é algo que venho sonhando há anos.
Pode parecer um papo careta, mas o cigarro passou pela minha vida e foi como comer berinjela- para mim é torturante -, mas antes de reclamar, eu experimentei.
Liberdade e direito de fumar você tem. E nós também temos o direito de viver melhor. Lembre-se que estamos interligados, independente da sua profissão ou maneira de ser e que de algum modo alguém pode ser prejudicado por causa de sua atitude.
Lei antifumo*
Não pode fumar
No interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casas de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, repartições públicas, hospitais e táxis.
Pode Fumar
Em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual. Quartos de hotéis e pousadas, desde que ocupados por hóspedes, estão liberados.
*Retirado do site http://www.leiantifumo.sp.gov.br/
Publicado em julho de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário