Por Jaqueline Bueno e Suely da Silva Lima
Com 65 associados, que pagam uma mensalidade de R$20, a AFRA – Associação dos Feirantes de Assis e Região - organiza as feiras e os feirantes de Assis , no inteiror de São Paulo. Lá pelos idos de setembro de 2004, um grupo de pessoas resolveu fundar a Associação para não precisar depender de verba pública e ninguém ficar no sufoco.
“O bom de ter a Associação é que fica mais fácil conseguir parcerias, financiamentos e comprar os produtos mais baratos como, por exemplo, as embalagens”, contou a descendente de italianos, Edneide Rodrigues Dalle Vedove, que assumiu o cargo de 1ª tesoureira da Afra em agosto deste ano.
Para vender qualquer tipo de produto na feira, antes é preciso conversar com o fiscal que orienta o possível feirante sobre a aceitação do seu produto naquele espaço. Também é ele quem indica o lugar onde a barraca de cada pessoa vai ficar. Às vezes, ele é tido no sentido mais pleno da palavra: aquele que vigia, mas na verdade “é preciso de alguém que coloque tudo em ordem”.
Todos os membros da Associação dos Feirantes de Assis e Região são voluntários, apenas José Spera é funcionário público municipal. É ele quem fiscaliza e ajuda na organização das feiras livres de Assis desde 1988, permaneceu no cargo durante oito anos, com a troca de prefeitos deixou a função por um tempo, mas uma mobilização dos amigos feirantes o trouxe de volta, apesar de alguns não gostarem de sua presença.
“Eu e o Spera temos muito em comum. Gostamos das coisas certas e tudo o que temos para falar, falamos direto para a pessoa”, comenta a tesoureira da Associação.
Faz alguns meses que o Presidente faleceu e a AFRA está em fase de mudanças. Por isso, todas as pessoas envolvidas estão “correndo atrás” para colocarem tudo em ordem. A Associação não tem sede, porém o endereço para correspondência ainda é o do antigo presidente na Rua Pompéia, 700, na Vila Progresso.
Rifa vendida entre os feirantes para arrecadar dinheiro para AFRA
“Alguns feirantes reclamam de pagar a mensalidade, mas é com esse dinheiro que conseguimos realizar eventos, confraternizações, sorteios e pagar outras contas”.
As feiras livres de Assis são realizadas de terça a domingo. Os feirantes passam às terças-feiras pela Praça da Mocidade, às quartas eles se dividem entre a Concha Acústica e a Rua Lopes Trovão, na Vila Progresso. Todas as quintas é a vez da Praça da Bíblia, nas sextas na Vila Adileta. A chamada feira da Gelosom é sempre aos sábados e, aos domingos, dia em que mais gente procura os produtos frescos do espaço, é na Travessa Sorocabana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário